Como saber se o seu freio está ruim

Você conhece a importância da reciclagem de veículos? Um dos grandes desafios da indústria automobilística é o que fazer com tantos veículos e peças velhas, já que as montadoras produzem cerca de 140 milhões de novas unidades a cada ano.

As oficinas precisam ficar atentas com as novas relações entre os carros e seus donos, e a profissionalização da reciclagem com as leis ambientais. Neste artigo, você irá conhecer alguns desses assuntos.

Mais que um meio de transporte

No Brasil, os carros são uma grande paixão. É difícil imaginar um veículo modelo 2012, que esteja em perfeito estado de conservação e seja entregue para ser desmanchado em uma recicladora de veículos. Na Espanha, por exemplo, funciona desta forma. Em troca, o proprietário do veículo ganha um bônus para comprar um zero quilômetros que polui menos.

Aqui no Brasil, a pressão para criar um projeto de inspeção e renovação da frota sempre foi grande, porém, nunca saiu do papel. Por causa dos novos acordos mundiais para a diminuição da poluição, isso pode começar a mudar. Para as oficinas mecânicas, este programa será uma mistura de desafio com oportunidade, mostrando a importância de estar sempre bem informado e capacitado.

Com os veículos cada vez mais caros, as restrições para circular, a praticidade dos aplicativos de transporte e os planos de aluguéis das próprias fábricas, é certo que muitas pessoas podem desistir de ser donos de seus veículos, portanto, as oficinas devem ficar atentas a isso.

A profissionalização do setor

Para os próximos anos, é certo que as leis ambientais ficarão mais severas e a tecnologia automotiva continuará avançando rapidamente e os veículos serão descartados cada vez mais rápidos. Todas essas questões irão causar uma mudança radical nos desmanches. Em países desenvolvidos, os tradicionais “ferros-velhos” não existem mais.

A princípio, com os atuais preços dos imóveis, não convém ocupar uma grande área com carros velhos. Também existem os problemas ambientais, como a dengue, que podem se proliferar em áreas como essas. A questão da produtividade também é um problema devido a grande demanda de desmanches de veículos a cada ano.

É por esta razão que as empresas de reciclagem automotiva estão avançando cada vez mais rápido. Elas são bem organizadas, o processo é limpo, além de seguir todas as regras ecológicas, as peças são vendidas em bom estado pela internet e usam alta tecnologia para lucrar ao máximo. Desta forma, o aproveitamento de um carro ultrapassa os 95%.

Além disso, todos os líquidos são enviados para indústrias especializadas: lubrificante do motor e da transmissão, combustível, óleo de freio, fluido da direção ou embreagem hidráulica, água do radiador, etc. O gás do ar-condicionado também é reciclado e, ao final, os resíduos que sobram da limpeza são coletados e tratados.

Exigências para oficinas

Além de reciclar os veículos fora de uso, outra importante prioridade global é dar o destino certo para as peças trocadas, os fluidos usados e todos os lixos gerados pelas oficinas. Aqui no Brasil, desde a chegada de uma nova lei de resíduos sólidos, as prefeituras ficaram mais rigorosas com a reparação automotiva.

Há uma série de cuidados básicos que estão ajudando a preservar a natureza e, consequentemente, melhorando a organização dessas empresas responsáveis pela reparação automotiva. Entre as principais iniciativas eficientes e ecológicas estão:

  • A implementação de coleta seletiva em todos os setores
  • O apoio às fábricas em projetos de logística reserva ou remanufatura
  • A instalação de sistemas para captar e aproveitar a água da chuva
  • A ampliação da entrada de luz e ventilação natural
  • Troca de lâmpadas por modelos de baixo consumo
  • Instalação de painéis solares para a geração de eletricidade e calor

O diferencial em ser ecológico

O trabalho de forma sustentável recebe uma recompensa muito valiosa: o reconhecimento dos clientes. Atualmente, as pessoas estão bastante conscientes em relação aos problemas ambientais que estamos enfrentando e começam a dar preferência para as empresas que apoiam essa causa. Ser ecológico é essencial para se ter sucesso!

Pajé Amortecedores sempre com você!

É importante lembrar-se de fazer a manutenção preventiva do seu veículo, para analisar, também, o funcionamento de outras peças e assim, manter-se sempre seguro na estrada. Em caso de dúvidas, possuímos um time especializado e pronto para te ajudar.

Equipe Pajé Amortecedores

Estamos prontos para atender os mais variados veículos do mercado, do mais simples ao sofisticado, do nacional ao importado. Venha conferir: profissionais qualificados e garantia das melhores peças e serviços em um só lugar. Há mais de duas décadas no Rio de Janeiro, a Pajé Amortecedores e Pneus conquistou a confiança da clientela pois presta os melhores serviços e trabalha com as melhores marcas.

Compartilhe esse post!

Pajé Amortecedores e Pneus

São mais de 20 anos no mercado e 4 lojas no Rio de Janeiro. Além de trabalharmos com os nossos Amortecedores Remanufaturados, aqui na Pajé você encontra Amortecedores e Pneus das principais marcas com os melhores preços.

Posts recentes

Alinhamento Amortecedores Aro 15 Balanceamento Checklist Revisão Veicular Ecológico Freio Manutenção de Veículo Pneus Primeiro Carro Recondicionado Remanufaturado Revisão Veicular Sistema de frenagem Troca de Pneus Troca de óleo

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas e novidades.

Nós respeitamos sua privacidade e apoiamos as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.