Troca de amortecedores do carro

Os amortecedores são fundamentais para a estabilidade e segurança do veículo (Foto: Freepik)

Troca de amortecedores dianteiro e traseiro, como fazer?

O que são amortecedores?

Os amortecedores são peças de extrema importância quando se fala de estabilidade e segurança. Responsáveis por manter o contato dos pneus do carro com o solo, eles também ajudam a controlar a oscilação e os movimentos das molas. Fazem com que as rodas do carro tenham um contato contínuo com o chão, proporcionando conforto, estabilidade e segurança tanto para o veículo, quanto para o condutor.

Funções

Além disso, as funções do amortecedor garantem uma melhor dirigibilidade do veículo. O tempo e a distância de frenagem diminuem, bem como o desgaste dos pneus e favorece o controle do movimento da suspensão.

Outro fator muito importante, é que eles garantem uma maior sustentação do alinhamento das rodas e mais domínio da movimentação do veículo. Todos esses fatores colaboram para a redução da fadiga do motorista, garantindo mais conforto para o mesmo.

Quanto custa os amortecedores?

O preço de um amortecedor pode variar bastante, dependendo se o carro é importado ou fabricado no Brasil. Vale lembrar, ainda, que os amortecedores são vendidos em pares, sendo dois para a parte da frente do veículo (amortecedor dianteiro), e dois para a parte de trás (amortecedor traseiro). Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.

Já para carros mais caros, como Porsche, Land Rover, Dodge, Mercedes e outras marcas o valor do par de amortecedores vai de 700, e pode chegar até os 2500 reais, como é o caso da Land Rover Discovery.

Quando o cliente procura adquirir os dois pares de amortecedores, dianteiro e traseiro, o custo-benefício é maior. É o caso dos veículos nacionais populares, onde um par normalmente custa R$ 350, e dois pares geralmente ficam na casa dos R$ 450,00.

Quando devo trocar os amortecedores?

É muito difícil estipular uma quantidade precisa de quilômetros que cada amortecedor aguenta, por vários fatores. Dependendo onde a pessoa mora, podem haver ruas mais esburacadas ou estradas de terra, por exemplo. Sem falar que cada carro possui um tipo de pavimento diferente.

Por serem peças que estão trabalhando a todo momento em que o carro está funcionando, é importante que o dono do veículo cheque o estado dos amortecedores com um mecânico a cada 10.000 quilômetros rodados. É fundamental para ver se existem danos ou problemas com as peças após tanto tempo de funcionamento.

Existem alguns fatores que indicam quando um amortecedor está gasto.

Existem alguns fatores que indicam quando um amortecedor está gasto.

Sinais

Mesmo com essa recomendação, ainda existem dúvidas sobre quando se deve fazer a troca dessas peças. Quando a vida útil de um amortecedor está chegando ao fim, é possível perceber alguns sinais de que é necessário fazer a troca. Normalmente o carro começa a balançar mais que o normal, principalmente na hora das freadas, onde é possível ter a sensação de um barco navegando.

Outro sinal que os amortecedores estão gastos, são os ruídos emitidos pela suspensão do veículo. É possível ouvir ruídos na hora de descer ou subir rampas de garagem, ruas muito inclinadas ou ao passar por lombadas. Esses ruídos acontecem por causa da perda de pressão interna dessas peças.

Por último, em carros em que existem um espaço considerável entre o pneu e o para-lama, é possível observar um fluído viscoso, parecido com óleo ao redor do amortecedor. Esse é um indicador de que está na hora de efetuar a troca. Os amortecedores devem permanecer sempre secos, sem nenhum tipo de líquido ou fluído.

Revisão Veicular: tudo que você deve saber, confira!

O que acontece se eu não trocar os amortecedores?

Vale ressaltar que é muito importante que os amortecedores sejam trocados assim que o motorista perceber o mau funcionamento ou desgaste dos mesmos. Rodar com essas peças desgastadas pode ser perigoso, podendo ocasionar a perda do controle do veículo, e até mesmo acidentes.

Consequências

Instabilidade

Quando essas peças estão desgastadas, o veículo perde a estabilidade na hora de fazer uma curva, por exemplo. Isso acontece porque o veículo fica mais solto, e balança mais, podendo atrapalhar o condutor até mesmo ao percorrer linhas retas.

Desgaste

Outro problema gerado pelo uso de amortecedores que já passaram da vida útil, é o desgaste dos pneus. Isso aumenta consideravelmente, pois sem a ação adequada, os pneus vibram mais, fazendo com que os mesmos desgastem mais rápido.

É importante lembrar que os amortecedores dianteiros possuem uma vida útil menor que os traseiros. Isso ocorre porque a maioria dos carros modernos possuem o motor na parte da frente, o que gera maior carga de vibração na parte frontal do carro e diminui a carga na parte traseira do carro. Por isso, é importante atenção dobrada nessa parte.

Onde comprar amortecedores originais?

Depois de perceber alguns desses problemas, chegou a hora de trocar o amortecedor! Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora da troca. É importante ter um auto center de confiança, e que utilize amortecedores de qualidade, de preferência remanufaturados e ecológicos.

Amortecedores remanufaturados

Os amortecedores remanufaturados são feitos a partir de carcaças de amortecedores originais, que são inspecionados, limpos e tem todas as peças internas trocadas, para garantir o bom funcionamento dessa peça tão importante. O óleo utilizado nesse processo de remanufatura é apropriado e testado, para garantir as características e propriedades, mesmo em temperaturas elevadas.

Por conta de todo o cuidado que é tomado durante esse processo, os amortecedores remanufaturados possuem a mesma durabilidade de um novo, e não possuem riscos de vazamentos.

Amortecedores ecológicos

Após pensar no bom funcionamento, um fator muito importante é garantir que é uma peça ecológica. A versão ecológica é aquele que possui o descarte adequado tanto do óleo, quanto das sucatas que não foram utilizadas no processo de remanufatura, isso garante com que esse processo não prejudique o meio ambiente, reduza o uso de matérias-primas e ajude na sustentabilidade global.

Pajé Amortecedores e Pneus

A Pajé é um exemplo de auto center que faz o uso desse tipo de amortecedores. Além de usarem peças que além de efetivas, não causam danos ao meio ambiente. Eles possuem uma variedade de amortecedores de diferentes marcas em seu catálogo, que vão de marcas mais populares como GM, Fiat, Volkswagen até BMW, Chrysler, Porsche e Dodge.

Rafael Figueiredo - Pajé Amortecedores

Rafael Figueiredo - Pajé

Temos imenso orgulho de ser os pioneiros em amortecedores ecológicos recovered do Rio de Janeiro, conheça a nossa fábrica de amortecedores.

Compartilhe esse post!

Pajé Amortecedores e Pneus

São mais de 20 anos no mercado e 4 lojas no Rio de Janeiro. Além de trabalharmos com os nossos Amortecedores Remanufaturados, aqui na Pajé você encontra Amortecedores e Pneus das principais marcas com os melhores preços.

Posts recentes

Alinhamento Amortecedores Aro 15 Balanceamento Checklist Revisão Veicular Ecológico Freio Manutenção de Veículo Pneus Primeiro Carro Recondicionado Remanufaturado Revisão Veicular Sistema de frenagem Troca de Pneus Troca de óleo

Newsletter

Inscreva-se para receber nossas dicas e novidades.

    Nós respeitamos sua privacidade e apoiamos as boas práticas do Comitê Anti-Spam e órgãos que regulam a internet.